Enxaqueca

A cefaleia (DOR DE CABEÇA) é um dos sintomas mais comuns que o ser humano padece, representando cerca de 10% de todas as consultas nas Unidades Básicas de Saúde1. Mais de 95% das pessoas em algum momento da vida tiveram, têm ou terão cefaleia. Mais de 200 condições clínicas2 cursam com cefaleias, que, contudo, podem agrupar-se em duas grandes modalidades: as primárias, devidas a tênues disfunções neuroquímicas cerebrais, e as secundárias ou “atribuídas a”, que são manifestações de moléstias cerebrais ou mesmo de outras partes do organismo, como cefaleia atribuída à doença vascular intracraniana, à meningite e à anóxia

Leia mais:Enxaqueca

Enxaqueca e mulher

A enxaqueca é mais prevalente no sexo feminino. Aqui abordaremos as várias peculiaridades que a enxaqueca assume de acordo com as fases hormonais na vida da mulher. Pré-adolescência: a migrânea tem prevalência similar em ambos os gêneros. 

Leia mais:Enxaqueca e mulher

Enxaqueca com e sem Aura

As duas principais variedades de enxaqueca (migrânea)são: a) enxaqueca sem aura; b) enxaqueca com aura

Leia mais:Enxaqueca com e sem Aura

Cefaleia do tipo tensional (CTT)

Em nosso meio é conhecida como dor de cabeça comum, cefaleia de tensão, cefaleia de compressão muscular, cefaleia psicomiogênica. Este é o tipo mais comum de cefaleia primária, sua prevalência ao longo da vida  na população geral varia em diferentes estudos de 30 a 78% (1). A despeito de ser a mais prevalente, sua etiologia (causa) é ainda mal compreendida (2).

Leia mais:Cefaleia do tipo tensional (CTT)

Neuropatia periférica

Essa é uma queixa comum nos consultórios e uma das principais causas dessa sensação que parece que os pés e/ou as mãos estão pegando fogo é a neuropatia periférica. 

Leia mais:Neuropatia periférica

Cuidador

Cuidador é uma pessoa não paga (geralmente) ou paga para auxiliar uma outra com uma deficiência em suas atividades de vida diária. Tais deficiências estão geralmente relacionadas com a velhice e ou doenças São funções típicas de um cuidador: gestão de medicamentos, ajudar a tomar banho ou vestir-se, cuidar de tarefas domésticas, refeições, conversar com médicos e das contas para alguém que não pode fazer essas coisas sozinho.

Leia mais:Cuidador

Injection sites

1, supraorbital nerve; 2, supratrochlear nerve; 3, infratrochlear nerve; 4, infraorbital nerve; 5, mental nerve; 6, auriculotemporal nerve; 7, greater occipital nerve; 8, lesser occipital nerve; OP, occipital protuberance; MA, mastoid apophysis.

Leia mais:Injection sites

Copyright 2015 Clínica Neurológica Batatais