O QUE É NEUROLOGIA?

É o ramo da medicina que estuda as doenças que acometem o sistema nervoso isto é. O cérebro, os nervos e o sistema muscular.

O sistema nervoso é a parte do organismo responsável por receber informações do meio ambiente, integrá-las e adequadamente responder ao meio ambiente. Compõe-se de encéfalo, medula espinal e nervos periféricos.

O encéalo, a estrutura mais complexa do universo conhecido, possui múltiplas funções, desde as mais primitivas relacionadas ä preservação da vida como os mais elaborados raciocínios e inclusive idéias religiosas e filosóficas.

A medula apresenta funções de controle de reflexos primitivos e comunica o encéfalo com os nervos periféricos. Estes são elos de ligação entre o sistema nervoso central e os diferentes órgãos

O neurologista estuda e trata as doenças do sistema nervoso. Como exemplo, temos os distúrbios dos instintos, que podem se manifestar por medo ou raiva irracional, os transtornos das emoções, do humor, os distúrbios dos movimentos, como as paralisias por lesões em nervos periféricos, os acidentes vasculares cerebrais, as doenças degenerativas como doenças de Parkinson e de Alzheimer. Estuda e trata ademais dos transtornos paroxísticos, isto é, que recorrem de tempos em tempos, como a epilepsia e a enxaqueca.

 

A CNB é capacitada para atender os pacientes com moléstias neurológicas.

Copyright 2015 Clínica Neurológica Batatais